segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

ASSEMBLEIA DO CONSELHO ESCOLAR: O QUE ACONTECEU?


NESTA POSTAGEM VOCÊ SABERÁ QUEM SÃO OS ELEITOS PARA OS CARGOS VAGOS DO CONSELHO ESCOLAR DA E.M. PROF. HILARINDO ESTEVAM DE SOUZA.




No dia 24/01/2019, quinta-feira, aconteceu no pátio do Hilarindo uma Assembleia Geral para a eleição e posse dos membros do Conselho Escolar para preenchimento de cargos em vacância. TODOS (AS) funcionários(as), pais e/ou responsáveis dos(as) alunos(as) menores de idade, assim como os(as) alunos(as) maiores de 18 anos, foram convocados a participar. 

O diretor Hugo Rincon, que é membro nato do Conselho Escolar, iniciou a Assembleia explicando brevemente a função do conselho e porque estão ocorrendo estas eleições. Em sua explanação, enfocou o papel de socialização do poder do Conselho, em que as decisões não se restringem ao diretor, mas são partilhadas entre gestão, funcionários e famílias/alunos. 

Explicou, ainda, que o Conselho é composto por 18 membros de forma paritária, ou seja, 50% dos membros são funcionários da escola e 50% são da família/alunos. Esclareceu que a eleição deste dia diz respeito a cargos de membros que renunciaram ou que não podem mais fazer parte do Conselho. 

Renunciaram ao Conselho por motivos pessoais a presidente, Maria Vanda Vieira Santiago e a Tesoureira Aparecida Gomes da Silva. 

Não puderam continuar no Conselho pois seus filhos saíram da escola Fernando Pereira Garcia, Kauana de Castro Ferreira Rodrigues e Fábio Vieira Maciel. 

O Diretor Hugo informou que o membro Ronaldo Raimundo de Brito foi destituído da função devido a inassiduidade. A comunidade escolheu outra pessoa para seu lugar. 

Na sequência, o diretor informou que a vice-presidente, Cirlene de Matos Rocha, tem interesse em assumir a presidência do Conselho. Perguntou aos presentes se alguém mais teria interesse em concorrer ao cargo ou se escolheriam Cirlene por aclamação. Sem contraposições, Cirlene foi eleita presidente do Conselho escolar. 

Em relação a tesoureiro o diretor perguntou se alguém tinha interesse no cargo. Apenas a servidora Ana Nágila Rodrigues se prontificou, sendo eleita por aclamação. 

O Diretor lembra que é necessário haver oito trabalhadores/as da escola e oito representantes entre estudantes maiores de 18 anos e responsáveis por alunos menores. Que neste momento o Conselho já conta com 8 integrantes da escola, restando 5 vagas entre pais, mães e responsáveis e alunos maiores. 

Se apresentaram para ser representantes da comunidade Luciene Batista, mãe do estudante Luan Gabriel, Gracy Kelly Oliveira Cunha, mãe de Keren Lorraine, Edison, pai do Pedro Gabriel, Francisco Cardoso, estudante da EAJA, Edvaldo, estudante da EAJA e Ezequiel, estudante da EAJA. Todos foram eleitos por aclamação. 

Em seguida passou-se para a eleição da composição dos cargos, que ficou da seguinte maneira: 

Diretoria: 

Presidente: Cirlene de Matos Rocha (Professora) 
Vice-presidente: Edvaldo da Silva Coutinho (Estudante EAJA) 
Secretário: Daniella Carolina Reis Aguiar (Professora) 
Tesoureira: Ana Nágila Rodrigues (professora) 



Corpo de suplentes da diretoria: 

Jullyana Nunes Gabriel (Administrativo) 
Mariane Neiva da Silva Almeida (Mãe de aluna) 
Luciene Batista Ferreira (Mãe de Luan Gabriel Ferreira dos Santos) 
Gracy Kelly Oliveira Cunha (Mãe da Keren Lorraine Oliveira Cunha) 
Francisco Cardoso Galúcio (Estudante EAJA) 

Conselho Fiscal: 



Titular: Kennedy Luiz Ramos Tomazete (Administrativo) 
Titular: Suesme Abraão Correia Freire (Administrativo) 
Titular: Exalte Santa Cruz (Administrativo) 

Corpo de suplentes do Conselho Fiscal: 

Camilla Cintra Alves Valdo (Mãe de aluna) 
Wanessa Vieira da Silva (Mãe de aluna) 
Luciana Alves Nunes Silva (Mãe de aluna) 
Edson Ribeiro da Silva (Responsável pelo Pedro Gabriel Couto Ribeiro) 
Ezequiel Cardoso Alves Ferreira (Estudante EAJA) 

Diretor (membro nato): Hugo Alves Rincon 

Após ler a composição completa, Diretor Hugo perguntou sobre dúvidas em relação ao Conselho. Sem nenhuma observação dos presentes, encerrou a assembleia as 19:15.